PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

Mindfullness deixa sua Mente mais Poderosa pra Saúde, pro Trabalho e pra Vida

Pode não ser a maneira típica de começar uma aula de Inglês, mas os estudantes de Gonzalez estavam familiarizados com estes exercícios de meditação mindfulness, exercícios de contar respirações e também sobre as sensações da respiração, a visualização de pensamentos e sentimentos, que ele usa para ajudar a treinar em cinco minutos a capacidade de atenção, e manter-se tranquilos nos próprios pensamentos, além de regular suas próprias emoções. Argos Gonzales é um professor de inglês em Nova York.

Jon Kabat Zinn
Jon Kabat Zinn

Jon Kabat-Zinn, biólogo que ajudou a popularizar o termo “atenção plena” nos anos 70, depois de assistir a diversos seminários com meu professor, e mestre, Thich Nhat Hanh, define mindfulness como um estado de espírito: o ato de “prestar atenção de propósito” para o momento presente, com uma atitude de “não-julgamento” . Mas mindfulness é realmente uma filosofia secular e um conjunto de técnicas adaptadas a partir dos milhares anos de experiência da tradição budista , e que só recentemente se tornou de conhecimento dos ocidentais. Foi Kabat-Zinn, que ajudou a propagar o conhecimento da atenção plena em um ambiente médico; além do médico professor de Harvard, Herbet Benson com seu livro The Relaxation Response. Kabat-Zin desenvolveu o programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), que usou com exercícios específicos para ajudar os pacientes a lidar com a dor crônica e agora é amplamente aplicado em outros contextos terapêuticos, e fundou o Centro de Atenção Plena na Universidade de Massachussets.

Mindfulness no Google
Mindfulness no Google

Mindfulness também tem sido aproveitada cada vez mais em diversos contextos além dos relacionados à saúde. No ano passado, o congressista Tim Ryan introduziu mindfulness em reuniões semanais Congresso Americano, a revista Time publicou uma reportagem de capa sobre o tema, e da CNN, o jornalista Anderson Cooper, mostrou sua experiência transformadora após um retiro de Mindfulness em um centro de prática. Google, General Mills, o Seattle Seahawks, e os militares dos EUA têm abraçado a prática em suas operações, todos abraçaram a atenção plena como um meio de impulsionar o desempenho e a produtividade, enquanto o seu potencial como um antídoto para as distrações e estresse da vida quotidiana é cada vez mais promovido no seio da população em geral e tem estimulado uma indústria de livros, revistas e aplicativos de smartphones.

O poder do Mindfulness na terapia foi assunto que tratei com detalhes no meu livro AMARIA, onde ela é uma técnica que fortalece a recuperação nos tratamentos físicos ou mentais, ao alinhar o poder da espiritualidade a outras estratégias de tratamento.
No ambiente corporativo, o baixo nível de atenção e qualidade de vida dos colaboradores é significativamente impactado com o uso destas técnicas de plena atenção. Várias formas de aplicá-la estão no meu livro Ciência da Excelência.

Livro Ciência da Excelência fala de Mindfulness e mais produtividade
Livro Ciência da Excelência fala de Mindfulness e mais produtividade

Por Vitor Caruso Jr. em Fevereiro de 2016
Com base em http://www.theatlantic.com/education/archive/2015/08/mindfulness-education-schools-meditation/402469/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.