“Sem açúcar, com afeto” é um dos livros que mais costumo indicar, escrito com embasamento por Sonia Hirsch apresenta soluções para o problema do açúcar.
Com base no título de seu livro, que escrevo este texto, pois se você ama alguém, ou a si próprio, não precisa demonstrar isto com açúcar.
Meu querido Professor Hermógenes, em seu livro “Autoperfeição com Hatha Yoga” compara o açúcar a um convidado indesejado em nossas casas, portanto, não deveríamos convidá-lo para fazer parte do nosso organismo.
O livro “Sugar Blues” mostra um interessante mapa de avanço das doenças relacionadas ao aumento do consumo de açúcar, mas vamos a alguns fatos:

– O açúcar estimula reações fisiológicas que provocam a liberação de adrenalina, cortisol, intoxicando o sangue
– O açúcar prejudica o sistema imunológico pois afeta os leucócitos
– O açúcar afeta a produção de leptina, que regula o apetite
– Facilita o acúmulo de gordura
– O açúcar provoca resistência à insulina, criando condições de pré-diabetes.
– O açúcar é um especial alimento para células cancerígenas.

Capa da National Geographic - Açúcar no futuro será visto como o cigarro é visto hoje
Capa da National Geographic – Açúcar no futuro será visto como o cigarro é visto hoje

Explicando alguns detalhes do descrito acima, que talvez possam interessar.
Como o açúcar aumenta drasticamente os níveis de insulina no sangue, e tumores têm 20 vezes mais receptores de insulina do que célula sadias, o consumo reforçará sempre a alimentação do câncer.
Quando falamos em açúcar, tecnicamente nos referimos a carboidratos refinados, que além do açúcar branco, também seria o arroz branco, farinha branca, e outros produtos refinados de mesma propriedade. São alimentos ácidos, e o corpo para manter seu equilíbrio no pH sanguíneo variando ente 7,35 e 7,45 utiliza alguns minerais alcalinos. Isto quer dizer que organismo faz uso do cálcio, abrindo espaço para fragilidades de crescimento ou ósseas.
O consumo dos açúcares eleva a taxa de glicose do sangue, sobrecarrega o pâncreas, que tentará produzir insulina, o corpo entende isto como momento de armazenamento de gordura, só que o rápido efeito de absorção de glicose pelas células, leva a consequente sensação de fome e carência alimentar, criando um círculo vicioso que tem como produto a obesidade, hoje presente entre a maior parte dos brasileiros. Segundo o IBGE mais de 50% dos brasileiros tem sobrepeso.

Documentário Muito Além do Peso - alerta sobre a desinformação dos pais, e como os maus hábitos se formam na família.
Documentário Muito Além do Peso – alerta sobre a desinformação dos pais, e como os maus hábitos se formam na família.

O Índice Glicêmico é a forma de medir o impacto do alimento neste sistema, e assim, ao ingerir alimentos de menor índice glicêmico, não ofenderíamos tanto o pâncreas.

Glicose/Karo/Batata Frita     + de 100%
Mel processado                         em torno de 100%
Pão francês                                  em torno de 95%

Arroz branco                                em torno de 90%
Açúcar refinado/cristal           em torno de  80%
Melado/Demerara/Mascavo em torno de 75%
Pão Integral                                 em torno de 70

Mel não processado                 em torno de 60%
Espaguete                                     em torno de 60%
Arroz Integral                              em torno de 55%

Suco de Laranja                         em torno de 55%
Banana Madura                         em torno de 51%

Caldo de Cana                            em torno de 43%
Frutose                                           em torno de 40%
Açúcar de Coco                          em torno de 35%

Banana Verde                             em torno de 31%
Stevia Puro                                   0%

Os produtos em verde podem ser consumidos tranquilamente, em amarelo devem estar misturados à outros produtos de melhor índice glicêmico, e os produtos em vermelho seriam melhor se evitados, e substituídos por outros.

Não devemos nos basear apenas em utilizar o Índice Glicêmico como fator de decisão. O uso da frutose, como por exemplo no adoçante Agave, com forma concentrada em torno de 80 a 90% de frutose, leva a uma sobrecarga para o fígado, no seu processo de assimilação.

Montanha Russa leva a pessoa a uma montanha russa emocional, aumentando o descontrole sobre as ações
Montanha Russa leva a pessoa a uma montanha russa emocional, aumentando o descontrole sobre as ações

Os produtos em sua forma natural, ricos em fibras, minerais, vitaminas, fitoquímicos e água, facilitam sobremaneira o processo de assimilação no corpo, no caso da frutose, evitando a sobrecarga do fígado. Por isto, a saída inteligente seria alimentação baseada em frutas e vegetais, e quando preparamos uma vitamina (smoothie), ou qualquer doce (pratos gourmet), será o uso de adoçantes naturais como as frutas, e em último caso o stevia. No caso de diabéticos, são numerosos os casos de reversão da doença com o uso de uma alimentação baseada em frutas e vegetais.

O açúcar de coco tem sido uma saída indicada para aqueles que se preocupam com o índice glicêmico, mas ele é tão calórico quanto a açúcar comum, apesar de possuir outros nutrientes. Este argumento utilizado sobre os nutrientes, muita vezes justifica também o hábito de se adoçar com mel, mascavo ou demerara. Lembre-se, estes são adoçantes calóricos, bem calóricos, e se você precisa de nutrientes, melhor consegui-los com base em comida de verdade, como frutas e vegetais, e não com base no açúcar.

Pensando em adoçar, um copo de caldo de cana contém aproximadamente 150 calorias, a stevia contém 0 calorias, 1 colher de sopa de açúcar contém 50 calorias. (comum, coco ou mascavo).

Certos produtos contém muito mais açúcar do que imaginamos
Certos produtos contém muito mais açúcar do que imaginamos

Acredito ser desnecessário citar o uso de adoçantes químicos, pois é muito fácil pesquisar e encontrar evidências dos danos e males a saúde destes produtos, inclusive o câncer.

Uma possibilidade de você testar o quanto é possível adoçar a vida de forma natural, o doce de leite vegano é um bom exemplo. Duas mangas palmer, 3 tâmaras jumbo, bater no liquidificador, e pronto. Parece doce de leite, e é super doce. Menos calórico, rico em nutrientes e sem químicos.

Para saber mais sobre este assunto, os livros AMARIA e o curso “Excelência da Dieta Nutritiva”, ou mesmo os atendimentos pessoais da “Dieta de Programação da Mente” podem ajudar muito. Acesse o site www.cienciameditativa.com

Por Vitor Caruso Jr. em Dezembro de 2015
Maior parte das informações do site do governo australiano, Livestrong.com, Bela Gil, Doce Limão, Nosso Mundo Orgânico e G1.

4 respostas

    1. Olá Lilian, infelizmente não temos os serviços de mailing por causa dos custos. Pode acompanhar a nossa página no Facebook.Ciência Meditativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *