PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

Resultados Científicos da Prática do Ashtanga Yoga

Porque a prática do Ashtanga Yoga é tâo intensa?
É preciso ser um atleta para praticar yoga?

Estas dúvidas costumam ser acalmadas após uma prática curta, de 20 ou 30 minutos de exercícios respiratórios. Segundo Patanjali, codificador do yoga, a prática de Pranayama (tipo de exercício respiratório), ajuda-nos a acalmar a mente. Porém são poucas pessoas que tem condições físicas para realizar alguns destes exercícios básicos de respiração. Isto ajuda a entender a necessidade de se trabalhar de maneira dedicada o corpo físico de um praticante de yoga.

Sabe em geral que a prática de Ashtanga Yoga desenvolve força e flexibilidade, tonifica os músculos, lubrifica as articulações, massageia os órgãos internos, libera tensão crônica, melhora a circulação e ajuda na perda de peso também.

Graças à uma dieta vegana, sem açúcar, álcool e café, consigo realizar as avançadas séries do Ashtanga Yoga. Vitor Caruso Jr.
Graças à uma dieta vegana, sem açúcar, álcool e café, consigo realizar as avançadas séries do Ashtanga Yoga.
Vitor Caruso Jr.

Em relação aos benefícios emocionais, ajuda a não ser um escravo de suas emoções, mas permanecer como testemunha das mesmas. A maior parte do nosso sofrimento é causada por emoções. Essas emoções podem tornar-se insuportáveis quando nos identificamos com as mesmas.  A prática nos ajuda a perceber a diferença entre emoções e sentimentos. Um sentimento é uma sensação autêntica que surge no momento presente, como o amor. Uma emoção pode estar relacionada a uma revivência de uma condição previamente impressa na mente. Por exemplo, porque fomos feridos no passado, podemos estar agindo no momento presente, não por amor, mas por ciúme ou medo. Sempre que estamos muito emotivos, podemos estar presos no passado. A prática de yoga nos faz sentir mais atentamente o que estamos vivendo e ajuda a remover camadas de velhos condicionamentos.

Em relação ao estresse, ela é muito eficiente em seu alívio. A consciência da respiração é um ponto central na prática. Através do foco constante na respiração você reconhece padrões de respiração estabelecidos há muito tempo e padrões comportamentais relacionados ao estresse.

Jois com Lino Miele, um de seus principais alunos, único a escrever e publicar sobre o método ensinado por Jois e Krishnamacharya
Jois com Lino Miele, um de seus principais alunos, único a escrever e publicar sobre o método ensinado por Jois e Krishnamacharya, o Ashtanga Yoga

Pesquisas reforçam a ideia de que o Yoga protege o cérebro da depressão, estudo demonstrou que três sessões por semana impulsionavam os níveis de GABA do cérebro, que normalmente se traduz em melhora do humor e diminuição da ansiedade. “Pessoas que têm distúrbios como depressão e ansiedade podem definitivamente se beneficiar do yoga, pois retornam os níveis de GABA ao normal”, diz o autor do estudo, Chris Streeter, professor assistente de psiquiatria e neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.

Pesquisas anteriores exploraram o efeito do yoga sobre epilepsia, doenças cardíacas, câncer e esclerose múltipla, entre outras condições. Um estudo da Universidade de Yale de 2004, por exemplo, descobriu que as pessoas que praticam yoga reduzem a pressão arterial, o pulso e o risco de doenças cardíacas. Os benefícios para a saúde provavelmente surgem – pelo menos em grande parte – porque o yoga ajuda as pessoas a gerenciarem melhor o estresse, diz Janice Kiecolt-Glaser, professora do Instituto de Pesquisa em Medicina Comportamental da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio. “Yoga tem um componente de meditação que não se encontra em outros exercícios.Esse aspecto faz a diferença”, diz ela.

Especialmente o Ashtanga Yoga, nos aspectos de condicionamento cardiovascular e força, faz como nenhuma outra prática de yoga, um efetivo processo de melhoria e desenvolvimento em seu prática.

Que tal experimentar já?

Vitor traduziu para o português a principal obra do Ashtanga Yoga, escrita por seu professor, Lino Miele, e Pattabhi Jois, que ensinou a vida toda o método aprendido por Krishnamacharya.
Vitor traduziu para o português a principal obra do Ashtanga Yoga, escrita por seu professor, Lino Miele, e Pattabhi Jois, que ensinou a vida toda o método aprendido por Krishnamacharya.

 

Fontes:

http://www.healthy.net/health/article/the_benefits_of_ashtanga_yoga/8143
http://www.yogaom.com.au/BenifitsofAshtanga.aspx

Four Unexpected Benefits of Ashtanga Yoga


http://health.usnews.com/health-news/diet-fitness/fitness/articles/2010/09/24/benefits-of-yoga-how-different-types-affect-health

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.