Foram momentos difíceis. Financeiramente esta quebrado. Havia investido tudo naqueles estudos na Índia. Investimento de 8 anos em uma relação, tentando harmonizá-la, termina em uma explosão de ódio, mentiras e raiva, como eu temia em meu piores pesadelos. Fui afastado da convivência de minha filha de 3 anos, que tanto me alegrava. Perdi a casa onde morava, e todo o meu investimento no estúdio que ficava no mesmo imóvel. A gota d’água foi a passagem do melhor amigo, e parceiro e professor, Hermógenes. Parceiro, conselheiro, orientador que foi para a dimensão superior no momento que mais tinha dificuldades, no momento que estava literalmente na sarjeta.
O resultado disto: baixa-estima, perda do sono, a mente tomada por pensamentos negativos. Minha filha chorava a ausência do pai, e eu sofria ainda mais, enquanto via seu sofrimento, tinha que assistir a acelerada busca da mãe por novo relacionamento, em festas, bares e nas redes sociais.
Visitei o fundo do poço, a abstinência de sono abriu portas para uma lesão na coluna que me impedia de me exercitar. Não conseguia ficar parado, por causa dos pensamentos tristes e negativos, mas não podia me mexer, porque a coluna doía.
Nestas horas de dificuldades, as sementes do bem, anteriormente plantadas manifestaram-se para o resgate. O apoio familiar, mãe e pai, que perceberam o tamanho da destruição que havia ocorrido, foi o primeiro passo. Então, aqui vai a primeira dica, de acordo com a proposta do texto: deixar ser ajudado é o primeiro passo para superar o problema. Quando a vida cobra caros custos, tentar resolver tudo sozinho pode nos afundar indefinidamente no mar de problemas.
Viver em meio ao mundo das terapias me auxiliou, pois precisava recuperar o sono com urgência, e as técnicas de programação neurolinguística ajudaram a restabelecer meu sono. O descontrole emocional no momento havia desregulado algumas percepções mediúnicas, e acabava por vislumbrar todos os passos que discordava da mãe de minha filha, o que me tirava completamente a tranquilidade para dormir. As técnicas de PNL foram de especial ajuda.
A programação da mente através de livros, diálogos, palestras, e hipnose fizeram o trabalho de manter o direcionamento da mente para a construção positiva de meu trabalho, de meus estudos. Mesmo quando a desmotivação era grande, e a energia era pouca, havia sempre algum pequeno gesto, ou ação, em uma direção positiva, mantendo a chama viva da recuperação.
O Ashtanga Vinyasa Yoga manteve o corpo vivo, pois em depressão, o descuido consigo próprio, e a imobilidade costumam imperar. Pensamentos negativos, quase suicidas, tomam a paisagem da mente. Mas a energia movimentada pela prática do yoga era a favor da vida, e a necessidade de exercitá-la todo dia, fazia com que os dias não tomassem rumos inadequados.
Os verdadeiros amigos aparecem neste momento, oferecendo ajuda, auxiliando nos planos, ajudando a criar uma nova construção, aceitar a destruição imposta, e especialmente, ajudam a sorrir de novo.
Após o início da reconstrução, nos primeiros passos de uma nova caminhada, a sorte de um lindo e novo amor, mais tranquilo, verdadeiro, sereno e companheiro, renovou as esperanças, sustentou os momentos onde ainda as fraquezas apareciam. Pela lei da atração, atraímos a energia que geramos, por isto, não procure estabelecer relações no pior momento. As relações devem ser construídas quando estamos vibrando nosso melhor, para que as mesmas sejam de qualidade.
A conexão espiritual foi a forma de restabelecer por completo a estima, a maneira de perceber o aprendizado por detrás da dificuldade, perdoar as mentiras, maledicências, e injustiças feitas, pois à frente existe uma caminhada de vida a ser feita, de construção, de missão de vida, pois esta é a vontade da criação.
Enfim, penso que estes seriam estes os aspectos, se não fundamentais, pelo menos importantíssimos para uma recuperação da depressão, ou porque não, de restabelecimento da vida:
-apoio familiar
-deixar ser ajudado
-técnicas de PNL
-programação da mente
-ashtanga vinyasa yoga
-verdadeiros amigos
-amor
-conexão espiritual
Fica aqui à dica, espero que o texto possa ajudar a quem precisa.
Por Vitor Caruso Jr. em Fevereiro de 2016
Um estrela nunca deixa de BRILHAR; pode atė ter se escondido num cėu nublado; mais seu brilho reaparece e mais FORTE!
Nøs que bebemos da fonte ” Hermogenes”nāo nos damos por vencidos nunca! Caimos e levantamos mais forte.
Forte abraço
Cida Diniz
Acredito que tenhas razão. A presença de Hermógenes se faz mais forte a cada dia.
Parabens! Também fui amiga do prof. Hermógenes e aluna, e meu pAi tb era muito amig dele.
Namaste!
Obrigada pelas dicas.
Continue nos acompanhando. Esperamos sempre estar trazendo a lembrança e ensinamentos de Hermógenes e outros professores.
Pingback: Depressão e Ansiedade têm cura com Yoga e Kaizen