Aprenda porque Mindfulness é muito mais do que meditação. Com professor ordenado pela tradição.

Cada vez mais médicos indicam Yogaterapia

professorvitoryogaterapia - Cada vez mais médicos indicam Yogaterapia

Professor Vitor conduz diversos alunos a compreender o esforço pessoal da prática de Yogaterapia

Em 2003 tive a honra de ser aceito na Associação Internacional de Yogaterapeutas (IAYT) por Georg Feurstein, um dos mais respeitados pesquisadores do Yoga.

Trocamos informações sobre meu trabalho á frente do Ciência Meditativa, o uso do yoga e da meditação na recuperação de pacientes com câncer e também com dificuldades no tratamento psiquiátrico.

Indra Devi e Krishnamacharya - Cada vez mais médicos indicam Yogaterapia

Indra Devi participando das celebrações de aniversário de Krishnamacharya, um dos nomes que ajudou a propagar o poder da Yogaterapia.

Segundo reportagem da publicação americana Yoga Journal a Yogaterapia é agora reconhecida como um tratamento clinicamente viável, com programas estabelecidos nos principais centros de saúde, tais como a Universidade de Texas MD Anderson Cancer Center, Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Cleveland Clinic, e muitos outros. Em 2003, havia apenas cinco programas de treinamento yogaterapia na Associação Internacional de Terapeutas Yoga (IAYT) banco de dados. Hoje, existem mais de 130 em todo o mundo, incluindo 24 programas plurianuais rigorosos recém credenciados pela IAYT, com mais de 20 em análise. Segundo uma pesquisa de 2015, a maioria dos membros IAYT trabalhar em ambientes hospitalares, enquanto outros trabalham em ambulatórios ou fisioterapia, oncologia, ou departamentos de reabilitação (e na prática privada).

Aumento da aceitação da yogaterapia no mundo da saúde é devido a um conjunto significativo de pesquisas clínicas sobre os benefícios comprovados, e já documentados sobre o yoga, com resultados para uma série de condições de saúde, incluindo dor nas costas ,ansiedade , depressão e insônia , bem como sua capacidade de ajudar reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares e hipertensão . A Yogaterapia foi ainda documentada como um modo para aliviar os efeitos secundários do tratamento de câncer.

“O tamanho, quantidade e qualidade dos ensaios clínicos para  a yogaterapia estão aumentando exponencialmente, e é na maior parte nos últimos cinco anos”, diz o pesquisador de longa data yoga Sat Bir Singh Khalsa, PhD, professor assistente na Harvard Medical School e co- autor do Guia Escola Médico de Harvard sobre o efeito do Yoga

Aqui você pode adquirir este material: Publicação de Harvard

Na verdade, mais de 500 artigos de pesquisa sobre yogaterapia têm sido publicados em revistas e jornais, incluindo os estudos controlados duplo-cego e randomizado, que são o padrão da medicina moderna, e o campo agora tem seu primeiro livro de medicina de nível profissional, Princípios e Práticas de Yoga em Saúde (Handspring Press, 2016).

Para os médicos que querem saber o potencial do Yoga, e indicar aos seus pacientes, vale a leitura deste manual acima. Aqui o link para comprar.

De acordo com os Centros de Pesquisa e Controle de Doenças de Prevenção Nacional de Saúde, em entrevista de 2002, apenas 5 por cento da população dos EUA praticava ativamente yoga.  Até 2012, esse número tinha quase dobrou, chegando a 9,5 por cento. Ao mesmo tempo, mais profissionais acreditam que o yoga melhora a sua saúde: Em 2004, apenas 5 por cento dos leitores pesquisados pelo Yoga Journal disse que fez ioga por motivos de saúde; neste ano, mais de 50 por cento de todos os entrevistados citaram a saúde como um motivador.

Embora o financiamento para a investigação do yoga permanece modesto em comparação com o financiamento para investigação farmacêutica, as pesquisas sobre yoga estão crescendo.

Em 2010, The University of Texas MD Anderson Cancer Center recebeu mais de US $ 4,5 milhão de uma das maiores subsídios relacionados com yoga, a partir do Instituto Nacional do Cancer dos Estados Unidos, para apoiar um estudo em curso sobre a eficácia do yoga como parte de um programa de tratamento para as mulheres com câncer de mama.

Os resultados publicados até agora são promissores: pacientes de câncer de mama que praticam yoga ao se submeter a terapia de radiação têm baixos níveis de hormônios de estresse e relatam menos fadiga e melhor qualidade de vida.

A pesquisa sobre yoga como um componente útil do tratamento de câncer se expandiu muito, diz Khalsa, um dos autores do manual acima citado. “Hoje em dia, é difícil encontrar um grande centro de câncer dos Estados Unidos que não tem um programa de yoga”, diz ele. “Os doentes são exigentes, e gastando mais em, medicina complementar, como acupuntura, quiropraxia, massagem e  especialmente yoga.”

A experiência do trabalho do Ciência Meditativa nesta área, a partir dos anos de estudo do Professor Hermógenes, e das próprias pesquisas feitas a partir de minha cura, colocam o Ciência Meditativa como referência no Brasil neste tema.

Vitor Hermogenes Ciencia Meditativa 2 - Cada vez mais médicos indicam Yogaterapia

10 anos de trabalho juntos, Vitor e Hermógenes, propagando os benefícios da Yogaterapia

O curso de Yogaterapia, de 12 meses, é uma das principais formas de se aprofundar neste tema no Brasil.

 

PS. A parte em itálico do texto é baseada em reportagem do Yoga Journal

 

 

12 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Solange Martins em 12 de outubro de 2016 às 20:32
    • Responder

    Quero saber mais sobre cursos para formar ou capacitar em yogaterapia

    1. Olá Solange, enviamos a você um e-mail.

        • Marilia em 15 de outubro de 2016 às 00:56
        • Responder

        Olá Vitor.Tenho interesse em me capacitar no Brasil, e no mundo.Ja sou professora de yoga.

        1. Olá Marília, já estamos com a turma se completando para o curso que começa em Novembro. Informações essenciais no site http://www.cienciameditativa.com
          Estamos à sua disposição para qualquer dúvida.

    • Rosaly D'Aqui em 14 de outubro de 2016 às 01:34
    • Responder

    Onde praticar hogaterapia em São Paulo -SP. GRATA

    1. Olá Rosaly, estamos com o espaço e o curso de Yogaterapia a apenas 1h de São Paulo. Temos também o consultório de atendimento no Brooklyn.

    • sueli em 16 de outubro de 2016 às 03:54
    • Responder

    quero saber mais suely.seguros@hotmail.com

    1. Olá Suely, já estamos com a turma se completando para o curso que começa em Novembro. Informações essenciais no site http://www.cienciameditativa.com
      Estamos à sua disposição para qualquer dúvida.

    • Lily em 16 de outubro de 2016 às 19:43
    • Responder

    Gostaria de Sáber maiores detalhes sobre este curso de yogaterapia . Tem no rio ?

    1. Olá Lily, já estamos com a turma se completando para o curso que começa em Novembro, em São José dos Campos.
      A turma do Rio que iniciou este ano, termina em Fevereiro de 2017. Ainda não temos previsão para lá. Pois 2017 está com datas reservadas poara o curso em Brasília e Maringá. Informações essenciais no site http://www.cienciameditativa.com
      Estamos à sua disposição para qualquer dúvida.

    • Luciana Gonçalves em 18 de outubro de 2016 às 12:33
    • Responder

    Bom dia Vitor Caruso gostaria muito de poder obter informações sobre esse curso, pois não pude terminar meu curso de fisioterapia e gostaria de poder ajudar as pessoas de alguma forma muito obrigado desde ja Luciana Faria

    1. Olá Luciana, já estamos com a turma se completando para o curso que começa em Novembro, em São José dos Campos.
      A turma do Rio que iniciou este ano, termina em Fevereiro de 2017. Ainda não temos previsão para lá. Pois 2017 está com datas reservadas poara o curso em Brasília e Maringá. Informações essenciais no site http://www.cienciameditativa.com
      Estamos à sua disposição para qualquer dúvida

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.