Aprenda porque Mindfulness é muito mais do que meditação. Com professor ordenado pela tradição.

Aula gratuita para principiantes do Ashtanga Yoga

Aula gratuita para principiantes do Ashtanga Yoga, é uma aula teórica.
Esta é quase uma aula de motivação.
Entender melhor a origem do método Ashtanga Vinyasa Yoga irá fazer você compreender melhor o seu rigor, e sua estrutura.
Preparamos esta aula em video, especialmente com detalhes históricos.

Fotos para ARYI - Aula gratuita para principiantes do Ashtanga Yoga

Foto de Lino Miele com Sharat Jois, para os documentos do Ashtanga Yoga Research Institute na década de 80

Aula gratuita para principiantes do Ashtanga Yoga sobre seus estruturadores

Compreender a origem do método através da história dos seus estruturadores nos ajuda a entender um pouco da importância de respeitar o ensinamento.
Quando aprendemos o quanto de fundamento, história e estudo os levaram a desenhar minuciosamente o desenvolvimento da prática, reconhecemos a importância.
Tomamos cuidado com as modernizações, alterações, extrações, diminuições que mais novos praticantes fazem para se diferenciar.
Devemos sempre perguntar se os conhecimentos destes novos professores é superior ao das grandes referências históricas.

Aula gratuita para principiantes em vídeo

Fizemos esta aula, curta, direta, com pontos essenciais, em vídeo do YouTube.
Desta forma você pode voltar, anotar, ou ter como referência para consulta.
É claro que poderia ser muito mais detalhada, mas também nos preocupamos de fazer de forma direta, para que também não tome demais o seu tempo.

Grandes referências que faltaram no vídeo

Em meio a diversas citações de professores, foi ressaltado no vídeo além de Lino Miele e Sharat Rangaswamy outros professores relevantes, tais como Norman Allen, Nancy Gilgoff, David Williams (foi esquecido), foi lembrado Richard Freeman, Danny Paradise, David Swenson (foi esquecido), foi comentado John Scott, e Eddie Stern, mas esqueceu do aluno mais querido de todos Gary Lepedota (The Golden Boy), que pouca gente sabe a história. Lembrado foi Derek Ireland, mas também foi esquecido Manju Jois (o filho) e Vishwanath (sobrinho) que também são excelentes professores.
Ou seja, o vídeo ficaria enorme se tentássemos abordar todos os grandes professores que ergueram o Ashtanga Vinyasa Yoga, sob orientação direta de Pattabhi Jois.

Acusações sobre Pattabhi Jois

Circula entre parte dos praticantes uma certa aversão à Pattabhi Jois, por supostas acusações de assédio.
Conversamos diretamente com outras pessoas que estavam nos momentos onde tal suposição se fez.
Nenhum dos alunos consultados caracterizou, viu, ou acredita que Pattabhi Jois realizou algo com intenção reprovável.
Na verdade, muitos me ressaltaram questões mais sérias com aqueles que se vitimizaram, e que o próprio grupo não aceitou sua posição na época, e que mais de décadas depois, fomentaram as acusações.
Infelizmente, uma parte da comunidade de Ashtanga não percebeu que isto também foi tomado como um movimento de marketing de diferenciação pelo próprio neto de Jois, para se mostrar em posição diferente a todos os outros antigos e mais experientes professores da tradição. Se quiser saber mais, clique aqui.

Um outro livro que dever ser lido

Além do manual de Ashtanga Yoga citado no vídeo, a obra Guruji, editada por Eddie Stern, apresenta dezenas e dezenas de professores da hoje chamada “old school”, que foram os responsáveis pela popularização do método e seguiam de forma mais próxima as instruções de Pattabhi Jois, e a relação direta com um professor no seu auge como condutor e orientador do método.
A beleza no livro está na admiração de tantos estudantes por Pattabhi Jois, mas especialmente no poder do método, e com provas vivas da transformação que causa.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.