Nos diversos cursos e retiros que tenho conduzido pelo Brasil, tenho ressaltada a busca da saúde como uma forma de realização espiritual.
Obviamente que a forte influência que tive dos 10 anos que trabalhei junto ao Professor Hermógenes são parte desta abordagem.
Pensemos um pouco no Evangelho, “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
Por várias vezes pensei que talvez fosse uma interpretação minha, pessoal e particular, mas ao avaliar a carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, isto fica ainda mais claro
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23
Sinais claros em relação às emoções e e seus efeitos no corpo. Observar as reações químicas de emoções como amor, gratidão e compaixão nos mostra como a saúde está relacionada à emoções defendidas e ensinadas por Jesus.
A mesma análise pode ser feito em relação à emoções negativas. Raiva, ódio, inveja e mesmo fofocar, geram reações químicas deletérias ao melhor funcionamento do corpo.
Aprofundando a análise, a melhor saúde física, melhora disposição, o humor e a capacidade de decisão, nos deixando não só mais disponíveis, mas também, mais compassivos e inteligentes.
Motivos suficientes para que tenhamos um plano consistente de saúde, alimentar e de atividade física, por sua fé ou pelos motivos de melhor humor ou desempenho, estas são medidas que deveriam ser sempre uma prioridade.