O impacto positivo da prática do Yoga e da Meditação nas escolas impressiona.
Mesmo aqueles que já escutaram falar dos benefícios, eles parecem ampliados pela sensibilidade infantil.
A capacidade de acalmar e focar contribui de diversas maneiras positivas em sala de aula.

Em artigo para a revista Business World, a professora  e pesquisadora Suman Virdi Batra, apresenta 5 aspectos importantes que justificam as práticas de Yoga e Meditação como importantes diferenciais positivos no processo educacional.

yoga e meditação nas escolas

Aumenta a flexibilidade física

O Yoga promove a força física porque as crianças aprendem a usar todos os seus músculos de novas maneiras. Seja uma pose em pé, sentado ou deitado, cada um pode desafiar vários grupos musculares, ajudando a criança a se conscientizar de seu corpo e de como ele funciona com eficiência.

Refina o equilíbrio e a coordenação

O equilíbrio é um elemento-chave do yoga. Poses de equilíbrio foram criadas para promover equilíbrio físico e mental, à medida que clareza e estabilidade mentais emergem do esforço de tentar as poses.

Desenvolve o foco e a concentração

O ato de praticar poses encoraja as crianças a limpar a mente e se concentrar no esforço. Como resultado desse foco único para alcançar uma pose específica ou manter o equilíbrio, o yoga ajuda as crianças a se concentrarem e se concentrarem na escola e obterem melhores notas.

Yoga e Meditação aumentam a auto-estima e a confiança

O Yoga ajuda a incutir confiança e a trazer aprendizado para as crianças em um nível experimental. O Yoga os ensina a perseverar, ser paciente e trabalhar em direção a seus objetivos. A meditação e o yoga também fornece ferramentas para praticar compaixão, atenção plena, generosidade, foco, força e flexibilidade.

Fortalece a conexão mente-corpo

O yoga e a meditação ajudam as crianças a alcançar uma mente sã em um corpo sadio, exercitando o corpo físico e acalmando a agitação mental.

Resultados positivos de Yoga e Meditação nas escolas em reportagem da BBC

Em reportagem da BBC apresenta-se resultados positivos da prática , nesta reportagem citada, um projeto de aulas de yoga nas escolas ajudou crianças com desafios sociais e emocionais. As aulas na Reedham Primary, em Norfolk, foram direcionadas a crianças com uma variedade de necessidades especiais, incluindo autismo e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Os professores de ioga se concentram em técnicas que promovem uma sensação de calma, e o julgamento disse ter dado às crianças a capacidade de gerenciar o comportamento e responder ao estresse, ansiedade e depressão.

O responsável pelo projeto Chris Edwards disse: “Vimos como a prática do yoga tem um impacto profundo em certas crianças. Elas parecem ser mais calmas e mais em paz consigo mesmas e com o ambiente. Por estar mais no controle de seus sentimentos, seu comportamento e atitudes em relação à aprendizagem e à vida em geral melhoraram”.

Preparação dos Professores para aulas de Yoga e Meditação

Temos uma preparação especial para professores que querem ministrar meditação para os alunos. A Certificação Mindfulness Original ensina de forma embasada e completa os fundamentos das técnicas de meditação para professores. Não é só um curso de técnicas de meditação, mas todo o conteúdo filosófico, histórico e científico sustenta a aplicação das diversas possíveis técnicas.

mindfulness meditação

Professores que querem aprender a usar o Yoga

No Brasil, Maurício Salem é uma referência no ensino de Yoga para crianças. Com profundo conhecimento em pedagogia, mostra uma enormidade de ferramentas para o ensino que vai muito mais além do apenas “preste atenção na respiração”, ou “feche os olhos”, que a maioria dos ingênuos pretensos professores acabam utilizando. Para saber mais do trabalho do Maurício, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *