A flor de lótus é um símbolo muito importante na cultura oriental.
Está relacionado com sabedoria, beleza e pureza.

Ele cresce a partir do lodo, da lama, normalmente em lagos que aos nossos olhos não nos parece dos mais cristalinos e límpidos.
Uma fonte de inspiração no oriente, pude presenciar ainda mais a sua importância neste último mês de Junho, quando do desabrochar do primeiro lótus em Plum Village, na França. Thich Nhat Hanh quis passar a manhã a contemplar a bela flor, em silêncio, ele e o ensinamento que  a natureza lhe dava.
Testemunha deste momento é a foto de minha querida irmã-amiga, Ana Celesete:

Pietro Ubaldi, em seu trabalho “Ascenções Humanas”, descreve em detalhes o conservadorismo das maiorias, que dificultam, e muitas vezes rejeitam, o avanço dos que estão a expandir, a crescer e desenvolver-se. Nos mostra como somos cercados pela média, e que esta não precisa, e nem quer um significativo movimento de mudança, melhora ou transformação.
Mas não por isto que devemos nos deixar levar pelo caminhar da maioria, e sim, caminharmos de acordo com a luz de nossas consciências. Colocando a energia, a alegria, e a lucidez em cada gesto que fazemos, no deixando mais despertos e vivos para todas as maravilhas da vida que estão ao nosso alcance, e disponíveis em cada gesto nosso.
Curiosamente, sempre chamei minha amada esposa de Lili, nome que é memorizado por outros, e principalmente pelos estrangeiros, de forma mais fácil que Liliane, seu nome de registro. Exatamente a mesma pronúncia de “Lily”, a forma como o lótus é apresentado em inglês. Um lírio que desabrocha sobre o lodo. E assim tem sido ela em minha vida, propiciando momentos de pura realização, alegria e aprendizado em nossa vida familiar.
Que a flor de lótus possa se transformar para você neste símbolo maravilhoso, que transforma as dificuldades em sabedoria, que transforma sofrimento em felicidade, e que mostra que o Reino de Deus está dentro de nós. Uma Flor de Lótus para Você!

Quer receber novos textos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *