Aprenda porque Mindfulness é muito mais do que meditação. Com professor ordenado pela tradição.

Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga

Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga entre os diversos estilos de Yoga oferecidos por aí?
Esta é uma pergunta que se bem respondida, vai lhe explicar muita coisa sobre o Yoga.
Existe uma expressão que diz “separar os homens dos meninos”.
Esta expressão se aplicaria aqui.
Ela quer dizer ir além da superficialidade, ter um conhecimento mais profundo.
E para entender a importância do Ashtanga Yoga, você deverá ir além da superficialidade.
Isto é o que vou explicar aqui.
Pathabhi Jois e Krishnamacharya - Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga

Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga para entender a história do Yoga.

O uso do corpo, como forma de caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual remonta o século X, a origem do Hatha Yoga, e tem no seu ponto inicial Matsyendranath e seu discípulo Gorakshanath, que iniciam a linhagem dos Nath com os principais textos de Hatha Yoga. Destaca-se nesta mesma linhagem, Nathamuni, como referência no Hatha Yoga. No século XIX, o Krishnaraja Wodeyar 3, Maharaja de Mysore
organiza o compêndio de Yoga Sritattvanidhi, e na mesma Mysore, dando continuidade aos mesmos estudos, outro membro dos Naths, da família de Nathamuni, e se torna a referência do Yoga no século XX, Krishnamacharya.
Pattabhi Jois - Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga

Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga de Krishnamacharya

O Ashtanga Yoga é a metodologia de ensino do Hatha Yoga ensinada por Krishnamacharya, na escola de Mysore. Seu aluno mais dedicado Pattabhi Jois foi o responsável por lhe assistir, e dar continuidade no ensino do formato de seu professor. Pattabhi Jois escreveu e explicou o método ao seu dedicado aluno Lino Miele, e transcreveram detalhademente o método de ensino.

Desenvolvimento da capacidade de Foco Mental

Não é só o aspecto da postura que traz grandes benefícios. A exigência do Tristhana, foco do olhar, foco da respiração, e foco no base abdominal, levam o praticante a um patamar único de atenção e concentração, e amadurem incrível capacidade de foco mental.

Evidentes e Rápidas transformações

Qualquer mudança pessoal requer tempo e esforço. Os fatores que nos mantém presos a hábitos e condições antigas são muitos e sempre presentes.
Muitas vezes a morosidade do processo de transformação desmotiva e causa desistência no praticante.
A intensidade da prática do Ashtanga Yoga permite resultados visíveis, mensuráveis, que reforçam o envolvimento e a sustentação do praticante na caminhada.

Desenvolvimento da disciplina e força de vontade

Um dos fatores importantes na metodologia é o compromisso com a prática do método por 6 vezes na semana, estabelecendo um aprendizado de desenvolvimento de disciplina e força de vontade.
Estas características são elementos importantes para a estrutura e força interior do praticante.

Processo que reforça a interiorização

Os detalhes e diversos pontos de atenção que o método propõe fazem a mente do praticante forçosamente voltar-se para a interiorização, treinando sua habilidade em perceber-se, e em reduzir a distração com os estímulos habituais dos sentidos. Esta característica é fundamental para se fazer autoconhecimento.

Maior aprofundamento e realização nos ásanas

Outra nítida expressão do método é a desenvoltura, e realização de ásanas e posturas. Os praticantes de Ashtanga Yoga acabam por apresentar resultados físicos mais significativos, e impressivos. É sabido que esta não é, e não deveria ser uma meta, mas como efeito colateral da intensidade de transformações que o método provoca, mostra um pouco da grande efetividade que apresenta.
Lino Miele - Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga no Brasil

No Brasil existe uma diversidade de professores, a maioria deles apenas praticantes que estão repassando aquilo que aprenderam, sem terem vivido maior rigor na forma como ensinar. Existem muitos professores ligados a Sharath Jois, neto de Pattabhi Jois, que autoriza grande quantidade de professores mundialmente. Com mais rigor Vishwanath, sobrinho e Manju Jois, filho de Pattabhi Jois trabalha com alguns poucos professores sob sua orientação. Assim como a filha, Saraswati, filha de P. Jois, que administra o Shala (escola) que era conduzido por seu pai. Com mais rigor, e todo uma estrutura de formação e acompanhamento, Lino Miele só tem no Brasil, Vitor Caruso como seu professor autorizado, e quando juntos, professor-assistente.
Lino e Vitor - Porque você tem que conhecer o Ashtanga Yoga

Um vídeo bem explicativo sobre o Ashtanga Yoga

Se você quiser saber mais detalhes sobre a história do Ashtanga Yoga, este vídeo vai lhe trazer mais informações.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.