PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

O Poder Transformador do Ashtanga Yoga

Já era um professor de Hatha Yoga a alguns anos.
E também dirigia atividades em um Centro Budista em Curitiba.
Caminho que me levou a uma rica viagem de ensinamentos na Índia.
Uma grande amiga, monja da tradição de Lama Zopa Rinpoche (Foundation for the Presentation of Mahayana Tradition), conseguiu agendar, e preparar minha viagem para Dharamsala, cidade de moradia do Dalai Lama.
15 dias de estudo, junto aos monges, de transmissão preciosa de texto do principal autor da escola de budismo de Sua Santidade, Je Tsongkapha. Posteriormente, vivi uma rica experiência como professor, em um monastério budista, onde ministrei aulas de Economia para os monges. Atentos e participantes.

Vitor ministra aula de economia para os monges tibetanos
Vitor ministra aula de economia para os monges tibetanos

Para o máximo aproveitamento da viagem, pesquisei em detalhes, os professores de yoga mais conhecidos da região. Método de aula, simpatia, opinião dos alunos, técnica estudada, e tudo o que fosse possível, para a escolha de um bom professor, e que no tempo que estivesse lá, pudesse me ensinar muito.
A escolha foi Vajay Amar, além de querido e respeitado por todos na cidade, ele era muito elogiado pelos monges tibetanos. Além de uma desenvoltura avançada nos ásanas, tinha uma leveza e simplicidade admiráveis. Ele ensinava Ashtanga Vinyasa Yoga.

Vijay Amar, professor de Ashtanga Vinyasa Yoga em Dharamsala
Vijay Amar, professor de Ashtanga Vinyasa Yoga em Dharamsala

Como conhecia pouco de Ashtanga Yoga, antes de sair do Brasil, para encontrar meu primeiro professor, mergulhei neste universo, leituras, aulas, vídeos, tudo o que fosse possível para não parecer um aluno completamente cru, ou só com noções muito básicas.

Amizade depois de muito aprender, Vijay e Vitor
Amizade depois de muito aprender, Vijay e Vitor

A estratégia deu certo, o aprendizado foi grande, Vijay pediu para que fizesses aulas especiais, antes dos outros alunos, e muito me apresentou no universo do Ashtanga Yoga.

A partir daí me interessei pelo tema, corria atrás de workshops, conhecia os diversos professores, e procurava aqueles mais pudessem me ajudar.

Vitor e Manju Jois
Manju Jois, filho de Pattabhi Jois, um dos diversos herdeiros da tradição aprendida com o importante aluno de Krishnamacharya.

Nas minhas pesquisas destacava-se um professor. Não só pelo fato de ter sido o único aluno a escrever sobre o método do Ashtanga com Pattabhi Jois, seu principal construtor, e aluno de Krishnamacharya, o grande propagador do yoga mederno.
Lino Miele se destacava pela fluidez, foco e precisão de sua prática.
Era o principal aluno usado por Jois nas demonstrações pela Europa, conhecido em Mysore, cidade natal do ashtanga, como o Amazing Italian (Incrível Italiano).

Vitor traduziu para o português a principal obra sobre o método Ashtanga, escrita por seu professor Lino Miele sob orientação de Pattabhi Jois.
Vitor traduziu para o português a principal obra sobre o método Ashtanga, escrita por seu professor Lino Miele sob orientação de Pattabhi Jois.

Foi uma grande identificação, Lino mostro-me quanto tem de alegria, de vida, de verdade no Ashtanga Yoga. Sem assumir postura de guru, ou exigir venerações, mostrou um caminho de transformação baseado na verdade, na dedicação, e especialmente, no companheirismo e na amizade. E isto me motivou, me ajudou, a fazer uma transformação positiva em minha vida.

Por Vitor Caruso Jr., em Março de 2016.

 

 

3 comentários em “O Poder Transformador do Ashtanga Yoga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.