PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

O Peso da Leveza contra a Negatividade e a Traição

Mundo de polaridades, o avanço das tecnologias e redes sociais parece ter incrementado a intolerância.
Uma das razões para isto é a insensibilidade que criamos ao negativo, ao ódio.
Uma interessante pesquisa na Polônia, comprovou que aqueles que leram os comentários ofensivos  nas redes sociais “perceberam exemplos de discurso de ódio como sendo significativamente menos ofensivos” do que aqueles que não o fizeram, relataram os pesquisadores. Além disso, eles também “exibiram níveis significativamente mais altos de preconceito” do que seus pares.
Isto ajuda a explicar como a negatividade, não só nas redes sociais, mas em forma de pensamentos, comentários, fofocas e conversas alteram nossa percepção das questões.

Nos sentimos traídos quando o comportamento de outro não atende a nossas expectativas, ou expectativas de acordos efetuados. Muitos pensam apenas na traição conjugal, como quebra do acordo de fidelidade, mas existem outras traições, que muitas vezes são esquecidas. A traição do compromisso de estar ao lado da pessoa em todas as situações, se assim esperado (na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza), pode ser uma traição que anteceda à traição sexual, por exemplo. Outro exemplo, a traição de agredir fisicamente o outro, ou a traição da maledicência, a traição da fofoca, a traição dos nossos valores, e da nossa inteireza, também são traições para serem consideradas, se queres uma análise inteligente.

O fato que é que o sentimento de traição nos desperta insegurança, e a partir disto, emoções negativas.
E neste caso, ao compartilhar emoções negativas, acabamos por retro-alimentar sua própria sustentação.
Assim como as redes sociais, ao repetir nossas preferências de contato, repetem-se os modelos de pensamento que uma vez nos interessamos, e no caso de ser negativo, nos aprisionamos neste ciclo de negatividade.

Buscarmos mais ações positivas, menos julgamento, mais caridade, e transformação interna são passos que vão auxiliar muito para se livrar desta dinâmica.

Deixo aqui um vídeo com um poema e reflexão sobre esta caminhada.

O Sagrado Além das Questões.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lJHXYqPoK2Q[/embedyt]

Bibliografia

https://psmag.com/social-justice/how-hate-speech-boosts-bigotry-and-intolerance

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.