Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas qual a melhor forma, e a quantidade de sono necessário.
A posição para dormir tem forte influência e pesquisas a respeito. Ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada”, ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).Em relação ao travesseiro, o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco.
Sobre a preferência de dormir do lado esquerdo, saiba que:
1. Favorece a drenagem linfática
Dormir do lado esquerdo é agir da forma natural. Essa parte é o lado dominante do sistema linfático, assim, é por esse lado que ocorrem drenagens, por onde a linfa transporta elementos importantes como as proteínas, glicose, metabolitos e elementos que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e que devem ser conduzidos pela parte esquerda. Assim, lembre-se que o primeiro princípio é precisamente devido ao nosso sistema linfático, que se beneficiará ao dormirmos desse lado.
2. Contribui para a digestão.
Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente.
3. Cuida da saúde do coração.
Mais de 80% do Coração encontra-se do lado esquerdo do corpo e que por meio do simples ato de dormir do lado esquerdo, favorecemos a saúde desse órgão de um modo simples e natural. Além disso, como já mencionamos, o sistema linfático faz a drenagem mais facilmente nessa posição. Outro ponto a considerar é que a aorta sai do coração tomando uma forma arqueada para o lado esquerdo para chegar ao abdômen. Se dormirmos do lado esquerdo o coração bombeará o sangue de forma mais simples e eficaz, impulsionando-o mais facilmente. (Se há problema cardíaco, dormir do lado direito reduz a pressão cardíaca, e deve ser considerado)
4. Protege o sistema imunológico.
O baço é essencial tanto para digestão, quanto para o sistema imunitário e, como sabemos, também fica do lado esquerdo do corpo. Se nós favorecermos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos”.
5. Alivia dores na gravidez.
Dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta. Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços.
6. Você costuma cochilar depois do almoço?
Se você costuma cochilar um pouco depois do almoço, principalmente quando come muito, então não se esqueça de fazer isso optando sempre por se deitar sob seu lado esquerdo. Dessa forma estará favorecendo a digestão e levantará mais relaxado e menos cansado, sem dor no estômago. Prove e verá como cai bem essa soneca pós almoço optando pelo lado esquerdo.
7. Azia
Um estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology descobriu que dormir para o lado esquerdo pode ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido no estômago, pois ele está do lado esquerdo do corpo. Porém, deitar virado para o lado direito pode agravar estes sintomas. Os efeitos são bastante imediatos, portanto, da próxima vez que tiver azia após uma refeição, tente deitar-se por 10 minutos virado para o lado esquerdo.
Mas talvez uma das principais dúvidas é sobre o período, a quantidade de sono.
Sabe-se que Ayrton Senna, o campeão do automobilismo, chegava a dormir 12 horas por dia, esta era uma das práticas desenvolvidas por seu preparador físico, Nuno Cobra, que em entrevista afirma:
“O sono é a base da vida. É o elemento primordial porque faz o reparo da máquina orgânica. Até o século XIX dormíamos cerca de dez horas. Mas no século XX, o homem resolveu achar que oito horas era o tempo ideal para dormir. Mas o jovem tem de dormir em torno de 10 a 12 horas porque está em crescimento. O sono é o que dá um ótimo desempenho no dia seguinte. O adulto tem de dormir pelo menos de oito a nove horas. No entanto, o homem moderno acha que está dormindo e perdendo tempo.”
Esta abordagem vai em concordância com os modernos e recentes trabalhos de Nick Littlehales, que é um “técnico de sono” que presta consultoria para clubes de futebol como Manchester United, Manchester City e Real Madrid, equipes de ciclismo, seleção inglesa de rúgbi, esportistas que estiveram na Olimpíada do Rio e Cristiano Ronaldo, atual dono do título de melhor jogador do mundo e finalista do prêmio em 2017.
Nick fala de períodos de recuperação durante o dia, períodos de soneca, a teoria de Littlehales é que ao despertar, o atleta começa a gastar a energia acumulada. Na metade do dia, esta começa a acabar, então é necessário dormir por 60 ou 90 minutos para recuperá-la.
Curiosamente, esta era uma prática comum do Professor Hermógenes, precursor da Yogaterapia no Brasil, que tinha o hábito da soneca após o almoço como ritual sagrado, talvez um dos fortes contribuintes para sua especial saúde.
Desligar aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir, e ter um ritual de tranquilização nesta hora é parte contribuinte também para a excelência do sono.
Referências:
www.melhorcomsaude.com
www.lifehack.org
www.istoe.com.br/36998_O+SEGREDO+DA+VITORIA/
www1.folha.uol.com.br/esporte/2017/09/1921267-especialista-afirma-que-8-horas-de-sono-continuo-para-atletas-e-mito.shtml