A primeira vez que tive contato com o Suco Verde, foi por recomendação médica e espiritual.
Iniciei tratamento junto à equipe do Dr. Leocádio em Curitiba, e entre várias recomendações, o hábito do Suco Verde seria de necessidade diária.
Fiquei impressionado como os benefícios, desde a sensação de bem estar, até a aparência da pele melhoraram.
O tratamento, que focava em um problema articular, foi um sucesso, e desde então o Suco Verde nunca mais deixou de ser meu companheiro diário.
Este documentário, Fat, Sick, Nerly Dead, mostra também um pouco do seu potencial. Está legendado.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5Z1Jo0GZnV4[/embedyt]
Particularmente, eu prefiro o documentário, Power by Green Smoothies, mas infelizmente não o encontro legendado. Ele é uma demonstração científica dos efeitos benéficos do Suco Verde.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=tovkf5nxXKk[/embedyt]Para aprimorarmos nosso entendimento, precisamos primeiro acertar a semântica do assunto.
Em inglês temos os green juices, e os green smoothies, a diferença básica é que o primeiro baseia-se em vegetais centrifugados, ou prensados, o segundo, inclui frutas, e costuma ser liquidificado. Na linguagem brasileira, seria mais conhecido como vitamina. Embora diferente da vitamina popular, que é conhecida como liquidificar leite, banana, mamão e maçã. Para o entendimento do brasileiro, ficaria mais preciso dizer “Vitamina Vegana Verde”, pois não usamos produtos com a maléfica proteína animal. Mas o uso comum acaba sendo Suco Verde, que às vezes leva à confundir-se com os sucos de vegetais centrifugados ou prensados.
Nenhum alimento ou bebida é garantido para produzir perda de peso – até mesmo um smoothie verde rico em nutrientes. Para perder peso, você precisa queimar consistentemente mais calorias do que ingerir, de preferência através de uma combinação de exercícios e mudanças na dieta. Como a maioria dos smoothies verdes é feita a partir de alimentos integrais de baixa caloria, usá-los como um substituto para alimentos não saudáveis que você poderia comer de outra forma pode ser uma estratégia inteligente para a perda de peso.
Quando você faz um smoothie de vegetais e frutas e usa-o para substituir os alimentos mais calóricos em sua dieta, você trabalha para a perda gradual de peso. Comer mais frutas e vegetais está relacionado à prevenção da obesidade e do excesso de peso, segundo o USDA. Frutas e vegetais tendem a ter baixas contagens de calorias e altas contagens de fibras, o que os torna ideais para perda de peso. O consumo de fibra alimentar está inversamente associado ao conteúdo de gordura corporal e peso corporal, de acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista “Nutrition”.
Uma maneira simples de reduzir calorias com smoothies verdes é usando um para substituir uma refeição diária. Uma bebida com muitos legumes pode ter um gosto amargo se você não estiver acostumado a isso, então comece adicionando apenas um pequeno punhado de espinafre ou outras verduras a um smoothie de frutas, e aumente a quantidade conforme você adquire o gosto por mais verdes. Dr. Ben Kim, o fundador da Life Essentials Health Clinic para jejum e melhor nutrição, recomenda que você aponte para uma proporção de cerca de 60 por cento de verduras e 40 por cento de frutas. Em um liquidificador ou processador de alimentos poderoso, combine suas verduras, frutas, água ou gelo moído. Misture e sirva imediatamente.
Aqui você encontra uma lista de 10 benefícios deste hábito importante
1. Maior Absorção de Nutrientes
Vegetais verdes como couve, espinafre, couve e alface são potências nutritivas.Quando misturado em um smoothie, os nutrientes nessas verduras são liberados e rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea.
2. Maior energia
Com maior absorção de nutrientes, você se torna revigorado e energizado!
3. Digestão Melhorada
Smoothies, ao contrário de sucos, utilizam todas as frutas e vegetais que entram neles. A abundante fibra de folhas verdes, quando consumida em um smoothie hidratante, irá ajudá-lo a alcançar a digestibilidade ideal.
4. Aumente seu sistema imunológico
Carregado com fitonutrientes, folhas verdes fortalecem o sistema imunológico e ajudam a evitar doenças durante todo o ano.
5. Ossos Saudáveis
As verduras de folhas escuras são ricas em cálcio e vitamina K, o que é necessário para garantir que o cálcio atinja os ossos e não os tecidos.
6. Saúde Cardíaca
Rico em antioxidantes como a vitamina A e C, os verdes nos smoothies podem reduzir significativamente o colesterol, diminuindo o risco de ataque cardíaco ou derrame.
7. Obter esse brilho
Cheio de antioxidantes, smoothies verdes reduzem os sinais de envelhecimento, bem como hidratam a pele.
8. Consuma esses vegetais sem sequer perceber!
A maioria das pessoas luta para conseguir verduras suficientes, que são excelentes fontes de clorofila. A clorofila reabastece e reconstrói os glóbulos vermelhos, rejuvenescendo o seu corpo.
9. Reduzir os desejos insalubres
Quando você consome alimentos integrais, não processados e nutritivos, você naturalmente começa a desejar esses alimentos saudáveis em detrimento de alimentos doces, salgados e gordurosos.
10. Mente sobre a matéria
Acredite ou não, consumir smoothies verdes torna mais provável que você se engaje em outros hábitos saudáveis. Porque a mente humana prospera na consistência, um hábito saudável leva a outro. Então, depois de adicionar couve ou espinafre ao seu smoothie, você pode estar mais propenso a experimentar a aula de yoga que você está pensando ou optar por uma salada ao invés de fritas quando comer fora.
Referência bibliográfica
https://www.livestrong.com/article/294762-green-smoothies-weight-loss/
https://greenblender.com/smoothies/486/10-benefits-green-smoothies