Carta enviada em Outubro de 2008
Com toda admiração e respeito a
José Antônio Andreguetto (Secretário do Meio Ambiente de Curitiba)
cc. Sérgio Galante Tocchio (Departamento de Parques e Praças)
quero expressar a admiração e congratular pelo explícito trabalho que vossa secretaria realiza.
Curitiba, sem dúvida, tem em suas Parque e Praças, um exemplo para todo o Brasil.
Escrevo esta para que não nos tornemos, justo agora, um exemplo negativo.
Após o vandalismo praticado contra o Buda da Praça do Japão, este foi recolhido e a praça está a meses sem seu patrimônio restituído ao cidadão.
Esta decisão de nos recolhermos mediante o gesto de agressão ao patrimônio público, nos coloca omissos junto ao preconceito religioso, vandalismo e desrespeito cultural. Ações criminosas.
Peço encarecidamente que a imagem, símbolo de uma tradição religiosa, filosofia e cultura, que nos apresenta ideais de paz e diálogo, retorne ao seu local, em uma demonstração de respeito a esses ideais de cultura de paz.
Este pedido não só feito em nome do Conselho de Cultura de Paz da Cidade, pertencente ao Executivo, constituído de várias entidades públicas, não-governamentais e privadas, mas também em relação com as entidades budistas desta cidade, que cito: Comunidade Zen Budista de Curitiba, Dorje Ling Gonpa, Centro de Estudos Budistas Bodisativa Paramitta e Grupo Paz a Cada Passo, além da Associação Ciência Meditativa de Cultura de Paz.
Vale ressaltar que algumas destas entidades financiaram a última restauração da imagem, e devolveram ao município completamente nova e restaurada, e todas estão dispostas a ajudar se isto for necessário novamente, ou qualquer solução que não signifique o calar-se em concordância com à agressão.
Tenho certeza, conhecendo vosso belo trabalho, que será com exemplos positivos que Curitiba continuará como referência para o nosso país. Saibam que possuem parceiros dispostos a ajudar para isto.
Muita paz em vossos corações.
Vitor Caruso Jr.
Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Curitiba
Presidente da Associação Ciência Meditativa de Cultura de Paz