Acabei de ler o livro do jornalista do New York Times, Paul Tough. O nome em inglês explica melhor seu conteúdo, Why Child Succeed, em português Uma Questão de Caráter.

Muitos anos de pesquisa e acompanhamento sobre o desenvolvimento de crianças e jovens.
Provas evidentes que a classe média e rica estão criando jovens mimados, ingratos e com a capacidade de realização extremamente reduzida.
O livro apresenta vários projetos realizados com crianças em situação risco.
Crianças com precárias chances de desenvolvimento oriundas de famílias paupérrimas, muitas vezes com histórico de abusos, drogas e crimes.
Certos projetos não só conduziram certos jovens a respeitável desempenho universitário, mas em alguns casos, o desempenho de certa genialidade.

O livro apresenta dados inquestionáveis de que a quantidade de informações e memorizações que a escola obriga, não garantem uma vida plena, com saúde, sucesso nos relacionamentos e financeiro.
Porém, o treinamento de características não cognitivas como: otimismo, gratidão, autocontrole, entusiasmo, determinação, inteligência social e curiosidade.
Estas são as habilidades que garantem a realização pessoal dos indivíduos, e não o seu nível de QI (Quoeficiente de Inteligência), isto é, o quanto você pensa que sabe.
A boa notícia, que o livro mostra em diversos casos, é que bons professores, e bons exemplos e bons pais, podem desenvolver estas habilidades fundamentais para a realização pessoal das crianças, jovens e até adultos.
Por Vitor Caruso Jr. em Dezembro de 2014
Quer receber novos textos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *