Você tem uma razão para viver?
Algo que dá sentido à sua vida?
Confesso que admiro as pessoas de profunda fé que possuem a própria fé como base para esta resposta. E uma razão para morrer? Isto parece mais difícil. E ainda há pessoas que acreditam que a motivação para viver esteja relacionada a uma razão para morrer.
Segundo o theco Vaclav Havel: “A única justificativa para matar, a única razão para morrer. Certo ou errado, minha pátria.”
Acredito que a frase é um pouco perigosa, e pode ser mal interpretada, e pior mal utilizada.
Mas a reflexão me leva um momento de forte repercussão na história da humanidade, tocou ao mundo, determinou carreiras como a da Monja Coen, ao se deparar com a foto abaixo.
Thich Quang Duc 1963

Esta é a foto de um monge chamado Thich Quanc Duc, e o fim de sua jornada no dia 11 de junho de 1963. O motivo de seu gesto de atear fogo ao próprio corpo: mostrar ao mundo a dor da perseguição aos budistas do Vietnã, que representavam 90% da população. O que vou mostrar a partir de agora, é muito forte, portanto, se não estiver preparado, pare esta leitura por aqui.

Se você está lendo até aqui, é por que se interessou, mais detalhes sobre uma pessoa que conheceu este monge, está em artigo de Thich Nhat Hanh, no site www.pazacadapasso.org. As fotos abaixos mostram os momentos seguintes ao mundialmente publicado.
Thich Quang Duc later

Thich Quang Duc more later

Confesso que me recordo de ter visto estas cenas na infância, mas não entendi a razão disto. Hoje, estudando e refletindo sobre todos os movimentos de não-violência da humanidade, este gesto, seguido por outros monges anos depois, ainda ressoa e gera seus efeitos.
Que incrível fé e crença fez com que que este monge nascido em 1897, permanece estável enquanto todo o seu corpo era cremado. Antes de julgar com minhas crenças, penso nas motivações budistas que ele ensinava e praticava: dedicar a vida ao benefício dos seres.
Penso que se este gesto nos leve apenas a esta reflexão, dedicar cada gesto nosso ao benefício do próximo, já é de significativo valor.

Abaixo, deixo o vídeo, com toda a filmagem deste momento, são cenas fortes, assista apenas se você estiver tranquilo, e com motivação elevada.

Quer receber novos textos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *