Daniel Goleman é um psicólogo norte-americano, nascido em março de 1946, que se tornou mundialmente famoso com seu livro “Inteligência Emocional”, trazendo para o grande público, a noção do quanto que para o sucesso na vida, não só profissional, mas pessoal e também em termos de saúde, este tipo de inteligência era necessária. Muito ao contrário do padrão que se acreditava, onde apenas se tomava como base na Inteligência Cognitiva.
O que poucos sabem, é que seu trabalho de formatura, e interesse de estudos na Universidade, concentrava-se na meditação. Antes mesmo de escrever seu famoso best-seller. Aproximou-se do Dalai Lama, ajudou a criar o Instituto Mind Life, que pesquisa os efeitos da meditação, e a partir destes anos todos de estudo, traz um novo avanço de perspectiva. A ideia de que a qualidade fundamental para se ter sucesso em nossas atividades é a atenção concentrado, ou melhor, FOCO.
Segundo o autor, no livro, “Muito recentemente, a ciência da atenção floresceu para muito além da vigilância. Essa ciência diz que nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa.”
Mostra também que este conceito já era percebido de importância na psicologia, quando mostra que “Foi o que William James, um dos fundadores da psicologia moderna, quis dizer quando definiu a atenção como “a repentina tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um dos vários objetos ou linhas de pensamento que parecem simultaneamente possíveis.””