PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

Primeira Fase para Superar um Câncer


Texto escrito em Novembro de 2008 por Vitor Caruso Jr.

Devido ao meu livro “Com Qualquer Um de Nós” muitas vezes sou procurado por pessoas passando por tratamento oncológico, ou ex-pacientes deste tratamento.

Recentemente tive um momento sublime, uma epifania cultural, ao travar conversa com José Eduardo Martins, também ex-paciente, que em meio ao seu virtuosismo no piano, e diverso conhecimento, escreveu generoso comentário sobre este meu livro.

Você poderá acessar estas generosas palavras clickando:

http://blog.joseeduardomartins.com/2008/10/11/com-qualquer-um-de-nos/

Mas escrevo aqui para lhe repassar parte do texto que escrevi a uma amiga, que inicia seu processo agora, mas acredito que os conselhos sirvam a todos nós:

As dificuldades e machucados da vida acabam sempre nos deixando marcas, não é?
Nestas horas, o objetivo é trazer o aprendizado pra dentro do coração.
Toda a lógica, ensinamentos, exemplos devem ser vividos lá dentro, em harmonia com as emoções.
Um apoio na área da psicologia, com quem conversar a respeito, com o objetivo de ampliar a compreensão do processo, e estabelecer novos planos, é de auxílio fundamental.
Uma alimentação mais saudável, de baixas calorias, mais nutrientes, menos processados e industrializados, mais vegetais e frutas, menos (ou 0) carne. Acho que vale a pena ler a Dieta da Longevidade, da Ed. Melhoramentos, e fazer um reforço de proteína na alimentação, por causa da quimioterapia, e para não perder peso neste momento, talvez com bastante queijo branco, feijão e castanhas, seja uma boa saída.
Muita prece e meditação, horas de silêncio e conforto interno, isto é o que auxilia o sistema a harmonizar-se. Correr no cotidiano, resolver problemas e tensão produzem hormônios que levam ao desgaste do sistema, prece e meditação fazem o efeito contrário, benéfico, de nos aquietar, e nos elevar.
Caminhe bastante, observando as vidas que lhe cruzam os olhos, e pratique yoga de forma leve, sentindo como a vida pulsa em seu corpo, músculos e circulação que interagem na sustentação da vida.
Pratique o perdão, a começar pelas pequenas coisas, pelos pequenos errinhos dos outros, e depois, pelos errinhos maiores, até conseguir se perdoar por tudo aquilo que exige de si.
Viva a família, com seus defeitos e qualidades, viva-os em suas dificuldades e excelências, e sorria para todas estas características.
Depois de completada estas fases e realizações, aceite o que estiver por vir, tomando a melhor decisão do momento presente, apenas a decisão do momento presente, sem trazer pesos do passado, ou anseios do futuro, apenas a decisão a ser realizada agora.

Querida Amiga, estas são as etapas de base, tenho certeza que poderá realizá-las, e aí, quando conversarmos sobre as próximas, as coisas vão ficar bem mais fáceis.

Quer receber novos textos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.