Certo aluno me chamou a atenção sobre o preço cobrado para um determinado Congresso de Felicidade. Verifiquei o motivo do espanto dele. R$1.000 para ouvir sobre o tema demonstra um elevado nível de infelicidade presente nos participantes.
Não vou entrar em detalhes específicos sobre a própria forma proposta pelos palestrantes do evento, alguns deles envoltos em problemas com estresse, sobrepeso, e até o uso de substâncias que posso garantir, não fundamentam felicidade.
Assim sendo, resolvi oferecer aqui a sua entrada gratuita para um verdadeiro Congresso de Felicidade. Aponto aqui as principais evidências científicas, garantidas e comprovadas, que fazem a diferença neste assunto, assim você vai ter acesso ao que é verdadeiramente fundamental neste tema, totalmente de graça.
Para iniciar vou tomar como base a boa, apenas boa, reportagem da revista Super Interessante.
A revista aponta as principais pesquisas sobre felicidade, e sumariza dicas fundamentais.
1- Ter boas lembranças – trazer as boas histórias e memórias é fator fundamental, a leitura, como indico no livro Ciência da Excelência, de Viktor Frankl, e seu famoso trabalho “Em Busca de Sentido”, apresentam fatos sólidos sobre este importante comportamento.
2- Foco e Meditação – em meus livros a meditação é sempre assunto obrigatório, mas cientificamente tem efeitos definitivos no humor e nos processos de cura. Lamentável a revista acima citar mindfulness como uma técnica americana de meditação, seria como dizer que o futebol é uma invenção alemã, por causa do 7×1. Faltou melhor preparação jornalística. Mindfulness é o sexto passo, dos oito apontados pelo Buda, para redução do sofrimento.
3- Buscar o Estado de Excelência – mais uma vez sugiro meu livro Ciência da Excelência, pois deste tema o livro todo fala a respeito, de como podemos estar em um estado de grande realização e máxima produtividade. Mas é muito válida a citação da revista do trabalho Flow, sem tradução para o português, de Mihaly Csikszentmihalyi. Se você quer algo em português, específico para este tema e esportes, busque o livro Superhumanos de Steven Kotler.
4- O otimismo, e mais curiosamente, o otimismo veloz é um dos mais efetivos remédios para a tristeza, a reportagem cita Martin Seligman, uma das principais referências da Psicologia Positiva.
5- A gratidão aparece em praticamente todos os trabalhos que falam de felicidade, e sua grande vantagem é que pode ser trabalhada e desenvolvida. No livro Ciência da Excelência exemplifico meditações que reforçam esta possibilidade.
6- Interação social, a condição de se relacionar e ter amizades, é um dos fatores que melhor responde para a longevidade e felicidade. A reportagem cita o Grant Study da Universidade de Harvard como referência.
7- A Paz é o feijão com arroz da felicidade, desta forma a revista finaliza a reportagem, cultivar o dia a dia com tranquilidade seria uma das formas mais seguras de termos resultado a longo prazo.
O que poderia ser adicionado na reportagem?
8- Em meu livro Ciência da Excelência falo do poder do sorriso, e como seu treino e sua prática são fatores determinantes de uma vida mais alegre.
9- Além disto, e de forma bem mais profunda, mostro como as pessoas que trabalham de forma mais dedicada para sua realização pessoal e profissional acessam índices e percepções mais elevadas de felicidade.
Pois bem, com todas estas informações, tenho certeza que você terá acesso certeiro e bem mais em conta do que muitas opiniões pessoais, ou experiências que ainda não foram pesquisadas e validades como estas acima, e o melhor, é de graça, assim, a felicidade de não gastar muito já está garantida. Boa sorte!
Para adquirir o livro Ciência da Excelência, clique aqui.
Gratidão