PSICÓLOGO RENOMADO.

Mais de 20 anos de experiência. Profissional com formação internacional. A primeira consulta sem custo. Você merece a melhor ajuda. Comece a resolver agora!

 

Como medir seu potencial através do seu peso

O agente 007, além de excelente forma física, precisava demonstrar aguçada inteligência e capacidades de gerenciamento de risco.
Na minha experiência profissional, como gestor de RH também, sempre refleti sobre gestores com dificuldades gerenciais sobre a própria barriguinha, ou sobre psicólogas especialistas na identificação de problemas com a oralidade, porém pretensas ao sobrepeso. Havia uma certa incongruência entre o discurso, e a prática. E a aparência física pode ser uma forma explícita demais de se mostrar tal incongruência.

007 terno

Só o nosso peso não é um índice adequado para termos uma ideia da excelência da nossa saúde, ou melhor, a gestão do nosso potencial. Outros índices nos dão uma noção melhor dos padrões de saúde, sobretudo se considerarmos a relação entre agilidade física, mental, capacidade de relação, desempenho por médio e longo prazo, capacidade de recuperação e reação ao estresse. Se pensarmos em tudo isto, aí entente-se porque prefiro o termo gestão de potencial, quando falo dos cuidados com seu peso e seu corpo.

obesidade paleto

O índice de massa corporal é um destes índices que podem nos ajudar um pouco mais.
Seu peso em Kg. ao quadrado, dividido por sua altura em metros, ao quadrado.
Isto é, peso x peso / altura x altura. Este site pode calcular o seu IMC: www.calculoimc.com.br

Segundo o padrão usualmente aceito, leia-se norte-americano, um IMC entre 18,5 e 25 seria o normal. Lembremos que o normal trabalha com a média, que é sedentária, preguiçosa e não exemplar. Se falarmos em excelência, em resultados livre de doenças, com significativa vida mais ativa, mais disposição, melhor desempenho, maior capacidade de raciocínio por períodos maiores, teremos que realmente repensar este número. Estaremos falando de um IMC entre 18 e 22. O meu é 21, e para muitos eu sou considerado bem magro para os padrões normóticos.

Emagrecimento

Estes números funcionam para a maioria das pessoas, a não ser nos casos em que se tenha maior volume de massa muscular, pessoas de músculos volumosos, pois estes músculos elevam o IMC, mas na verdade a porcentagem de gordura do corpo pode ser baixa. Também não é válido para crianças, pois o corpo ainda está se estruturando.

Assim, acredito que seja válido se medir a porcentagem de gordura do corpo também, pois evita possíveis enganos, como um pretenso musculoso, que na verdade é gordinho.
Considero saudável a porcentagem de gordura do nível de atletas, mais do que isto, como dito acima, temos uma condição de não melhor funcionamento do corpo humano. Isto significa 14 a 20% para mulheres e 6 a 13% para os homens. No meu caso, tenho 12%, e volto a lembrar, sou considerado bem magro para os padões normóticos.

No médio e longo prazo, a dieta de programação da mente tem se demonstrado uma forma consistente de estar em dia com estes índices de excelência para vida e para a saúde, uma forma de alavancar a gestão do seu potencial.

Muito da má alimentação está relacionada a questões de velhos hábitos, autoimagem, autoestima, e emocionais, e nestes casos, o modelo mental reprogramado possibilita uma transformação positiva, segura e sustentável.

Fernando Yoga

Posso garantir que estes padrões aqui sugeridos são extremamente saudáveis, na verdade atléticos, e garantem um corpo com melhores condições para o trabalho, os relacionamentos, a vida sexual e também o humor, ou seja, uma maior expressão do seu potencial.

Deixo aqui bem claro que não quero dizer que pessoas acima do peso não tenham grande potencial, mas baseado em todas as pesquisas que conheço que fazem análise de desempenho, é assegurado que a gestão do peso garante melhores índices de saúde e disposição para atividades. Aqui deixo dois links com pesquisas que mostram como a obesidade está relacionada a menor performance acadêmica, e também à dificuldade do aprendizado da matemática.

http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/9515864/Obesity-linked-to-poor-academic-performance.html

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/06/120614082627.htm

Por Vitor Caruso Jr. em Maio de 2015

www.cienciameditativa.com

 

 

 

1 comentário em “Como medir seu potencial através do seu peso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.