Você sabia que a atriz Katharine Hepburn passou a vida toda defendendo os benefícios do banho frio. Ídolos do basquete como Kobe Bryant ou Lebron James utilizam a imersão em banheiras de gelo, com temperaturas de 5C até 10C para acelerara a recuperação de treinamentos e jogos, prática também comum entre jogadores de futebol e corredores.
Várias comprovações científicas feitas com atletas apresentam redução de processo inflamatório do corpo, causado pelo esforço, e também a redução da sensação de dor no dia seguinte ao trabalho.
O uso por atletas desta estratégia, chamada crioterapia deverão ser sempre voltados à melhora do quadro do dia seguinte, proporcionando que um novo treino ou nova atividade encontre o músculo com melhor recuperação.

Jois com Lino Miele, um de seus principais alunos, único a escrever e publicar sobre o método ensinado por Jois e Krishnamacharya
Sou aluno de Lino Miele, um dos maiores nomes da história do Yoga, especialmente por ser o único aluno responsável por estruturar e publicar a metodologia de um dos principais métodos de ensino do Yoga, o Ashtanga Vinyasa Yoga, desenvolvida pelo lendário Krishnamacharya, mestre dos mestres, junto com seu melhor aluno do Yogashala, Pattaabhi Jois, professor de Lino.

Vitor recebe de Lino Miele a autorização para o ensino do Ashtanga Yoga, seguindo a tradição de como Pattabhi Jois o fazia. (Para organizar aulas, cursos, workshops com Vitor, escreva para contato@cienciameditativa.com)
Lino havia me falado que era praticante dos banhos frios por mais de 20 anos, e ao ler sobre as pesquisas científicas sobre os benefícios, perguntei a ele sobre a experiência, me explicou detalhes e estimulou que eu adotasse o hábito. Senti benefícios de forma imediata, disposição, foco, e especialmente melhora na avançada prática de yoga.

Graças à uma dieta vegana, sem açúcar, álcool e café, consigo realizar as avançadas séries do Ashtanga Yoga. O banho frio tem sido de especial ajuda na manutenção desta rotina saudável.
Ned Brophy-Williams é um pesquisador em ciência do esporte, e especializou-se no assunto de terapia do banho frio, e explica que a água fria redireciona o fluxo sanguíneo de regiões periféricas para vasos mais profundos, limitando assim a inflamação e inchaço e melhorando o retorno venoso (a quantidade de sangue retornando ao coração).
O retorno venoso melhorado significa que “os resíduos produzidos durante o exercício podem ser removidos eficientemente pelo corpo e os nutrientes são rapidamente reabastecidos em músculos cansados”. Em outras palavras: ele o limpa.
Há mesmo algumas evidências clínicas que sugerem que a água fria pode estimular a gordura marrom saudável, que é encontrada no pescoço, nos ombros e no peito, e pode ajudar a queimar gorduras carregadas de calorias chamadas lipídios, que se acumulam no intestino e na cintura.
Um estudo de 2007 publicado por um biólogo molecular chamado Nikolai Shevchuk encontrou evidências de que chuveiros frios podem ajudar a tratar os sintomas de depressão e, se usados regularmente, podem até ser mais eficazes do que os antidepressivos prescritos.
“O mecanismo que provavelmente pode explicar o efeito imediato de elevação do humor da imersão em água fria ou chuveiro frio é provavelmente a estimulação da transmissão dopaminérgica na via mesocorticolimbica e nigrostriatal”, disse Shevchuk em um podcast de 2008 com Neuroscene.
Aqui uma lista de 15 benefícios apontados em outros estudos, em bela pesquisa feita pelo site Menprovement.
- Banho frio aumenta a força de vontade
- Aumenta a resiliência emocional
- Reduz o estresse
- Desperta sua condição de atentividade
- Melhora seu cabelo e sua pele
- Estimula a perda de peso
- Aumenta a presença de testosterona para homens
- Aumenta a contagem de espermas em homens
- Melhora a condição circulatória
- Melhora a condição imunológica
- Ajuda na capacidade de drenagem linfática
- Acelera a recuperação muscular
- Alivia estados depressivos
- Ajuda em um melhor despertar para o dia
- Ironicamente, ajuda a dormir melhor também
Abaixo, deixo um vídeo meu sobre dicas de como adotar o banho frio como prática diária.
Referência Bibliográfica
https://www.fastcompany.com/3043767/the-scientific-case-for-cold-showers
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/03/gelo-apos-exercicio-saiba-quando-usar-crioterapia-para-rapida-recuperacao.html
https://www.menprovement.com/benefits-of-cold-showers/