Já ouvi muitos professores de Yoga afirmarem sobre a dificuldade de praticar, ou sobre o rigor da prática.
Infelizmente a afirmação apresenta um profundo desconhecimento do Ashtanga Yoga por parte de quem faz a afirmação, e para ser mais precisa, um desconhecimento dos processos do Hatha Yoga também.
Vamos por parte partes, para entender melhor.
Como o próprio nome já denota, Hatha tem sua origem na ideia de equilíbrios das energias, e para isto, o movimento do corpo e a mobilização do fluxo de energias que isto acarreta é parte primordial. As práticas que ignoram esta questão, geram grande atraso no desenvolvimento e desbloqueios dos alunos.
Krishnamacharya desenvolveu em conjunto com seu mais dedicado aluno, Pattabhi Jois, um cuidadoso trabalho evolutivo do fluxo energético do corpo. A maioria dos praticantes e professores de Yoga desconhecem tal assunto, pois não aprenderam de forma realmente conectada à transmissão da tradição, acreditando apenas que o Ashtanga Yoga se divide em séries de posturas gradualmente mais complexas.
Meu professor Lino Miele, concordou em me preparar para o ensino, depois de 8 anos estudando e me dedicando diretamente às suas instruções, preparação que ele mesmo acredita que necessita muito do desenvolvimento da maturidade do aluno, maturidade como indivíduo, da vida, para entender a responsabilidade de sustentar a continuidade da tradição, recebida por ele pro Pattabhi Jois.
Tenho alunas quase septuagenárias, que avançam mês a mês em sua prática, seguindo a sabedoria dos grande mestres, evoluindo física e energeticamente. Agradecem por não terem recebido as informações errôneas de professores que afastariam da beleza do Ashtanga Yoga. Não é incomum meus alunos retornarem de aulas com outros professores, onde reconheceram o quanto estavam melhores preparados não só fisicamente, mas quanto a conhecimento histórico e dos fundamentos básicos da prática do Hatha Yoga.
Não perca a chance de conhecer o Ashtanga Yoga, a prática, a história e também, a forma como seu professor se conecta à esta tradição.
ABAIXO, VOCÊ TEM UM VÍDEO DO YOUTUBE, ONDE TAMBÉM FALO UM POUCO SOBRE ESTE TEMA.