Contato

Em meu livro Ciência da Excelência, ou em palestras a respeito, o tema da educação infantil está sempre presente, questões e dúvidas surgem a respeito. Muitas delas são a respeito do método pedagógico, ou ênfase no ensino. Mas especial atenção se destaca ao papel dos pais e as escolhas para uma melhor atuação de pais e mães.

Dúvidas frequentes são sobre os limites, o acolhimento, o toque carinhoso, o papel da bronca, se os gritos são necessários e se bater é aceitável, apesar da legislação.

O Sorriso daqueles que ama é gerado a partir de cada pensamento, palavra e ação que fazemos

O papel do Mindfulness neste processo pode ser um gerador de qualidade inestimável. Muitas vezes as decisões acima citadas são tomadas em momentos em que pai ou mãe se encontram distantes do seu centro de decisão, local psicológico de melhor clareza.

No dia a dia, tomado pelo ritmo de atividades, os pais se deslocam de seu ponto de maior clareza, e encontram com seus filhos tomados por emoções prévias, por tensões, que prejudicam a relação, e muitas vezes, levam a tomada de decisões comprometedoras do desenvolvimento infantil.

É nesta situação que a prática de Mindfulness pode contribuir significativamente para sustentar o olhar dos pais em seu ponto de excelência, na clareza do que significa aquele momento para a criança e proporcionar a devida ação que preserva a relação, mas que educa e também orienta.

Minha filha, por exemplo, sofre diferentes influências de diferentes lados da família, e muitas vezes questiona porque tal comportamento reprovável  é aceito em parte da família. Neste momento, com os pés estabelecidos em Mindfulness, os pais podem aproveitar a oportunidade e fortalecer e iluminar o processo decisório da criança, ajudando-a a formar uma estrutura forte de processos de escolha.

Estar em seu estado de excelência, físico, emocional e mental serão componentes que farão parte de uma melhor resposta. Mindfulness pode ser uma especial ferramenta para isto. É isto que propicia uma Paternidade Consciente.

Não perca os próximos cursos e estudos que teremos neste assunto, você poderá aprender muito mais, basta enviar um email para contato@cienciameditativa.com


Vitor Caruso Junior

Vitor Caruso Junior

Biógrafo, aluno e amigo do precursor da Yogaterapia no Brasil e um dos maiores escritores do Yoga no mundo, o Professor Hermógenes. Professor certificado por Lino Miele, único aluno de Pattabhi Jois autorizado a escrever sobre o Ashtanga Yoga, cujo manual Vitor traduziu para o português. Ordenado na tradição Zen pelo Mestre Thich Nhat Hanh, indicado a Nobel da Paz por Luther King. Vitor curou-se de forma extraordinária de um câncer, e trocou a vida de executivo por ensinar as formas de transformação e cura que deram tanto resultado em sua vida. Além do livros citados acima, já escreveu em parceria com Monja Coen, Leonardo Boff e Dra. Zilda Arns, entre outros. Recebeu prefácio em um de seus livros da neta de Gandhi, Ela Gandhi, sobre seus escritos a respeito do Ahimsa - Não Violência. Vitor dá cor e sabor de forma especial à Excelência e Qualidade na vida, não só em atendimentos individuais, mas em palestras e consultorias por todo Brasil.

0 comentários no post “Paternidade Consciente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *