Contato

Já ouvi muitos professores de Yoga afirmarem sobre a dificuldade de praticar, ou sobre o rigor da prática.
Infelizmente a afirmação apresenta um profundo desconhecimento do Ashtanga Yoga por parte de quem faz a afirmação, e para ser mais precisa, um desconhecimento dos processos do Hatha Yoga também.
Vamos por parte partes, para entender melhor.
Como o próprio nome já denota, Hatha tem sua origem na ideia de equilíbrios das energias, e para isto, o movimento do corpo e a mobilização do fluxo de energias que isto acarreta é parte primordial. As práticas que ignoram esta questão, geram grande atraso no desenvolvimento e desbloqueios dos alunos.
Krishnamacharya desenvolveu em conjunto com seu mais dedicado aluno, Pattabhi Jois, um cuidadoso trabalho evolutivo do fluxo energético do corpo. A maioria dos praticantes e professores de Yoga desconhecem tal assunto, pois não aprenderam de forma realmente conectada à transmissão da tradição, acreditando apenas que o Ashtanga Yoga se divide em séries de posturas gradualmente mais complexas.
Meu professor Lino Miele, concordou em me preparar para o ensino, depois de 8 anos estudando e me dedicando diretamente às suas instruções, preparação que ele mesmo acredita que necessita muito do desenvolvimento da maturidade do aluno, maturidade como indivíduo, da vida, para entender a responsabilidade de sustentar a continuidade da tradição, recebida por ele pro Pattabhi Jois.

Vitor recebe de Lino Miele a autorização para o ensino do Ashtanga Yoga, seguindo a tradição de como Pattabhi Jois o fazia.

Tenho alunas quase septuagenárias, que avançam mês a mês em sua prática, seguindo a sabedoria dos grande mestres, evoluindo física e energeticamente. Agradecem por não terem recebido as informações errôneas de professores que afastariam da beleza do Ashtanga Yoga. Não é incomum meus alunos retornarem de aulas com outros professores, onde reconheceram o quanto estavam melhores preparados não só fisicamente, mas quanto a conhecimento histórico e dos fundamentos básicos da prática do Hatha Yoga.

Não perca a chance de conhecer o Ashtanga Yoga, a prática, a história e também, a forma como seu professor se conecta à esta tradição.

ABAIXO, VOCÊ TEM UM VÍDEO DO YOUTUBE, ONDE TAMBÉM FALO UM POUCO SOBRE ESTE TEMA.

Vitor traduziu para o português a principal obra do Ashtanga Yoga, escrita por seu professor, Lino Miele, e Pattabhi Jois, que ensinou a vida toda o método aprendido por Krishnamacharya.

 


Vitor Caruso Junior

Vitor Caruso Junior

Biógrafo, aluno e amigo do precursor da Yogaterapia no Brasil e um dos maiores escritores do Yoga no mundo, o Professor Hermógenes. Professor certificado por Lino Miele, único aluno de Pattabhi Jois autorizado a escrever sobre o Ashtanga Yoga, cujo manual Vitor traduziu para o português. Ordenado na tradição Zen pelo Mestre Thich Nhat Hanh, indicado a Nobel da Paz por Luther King. Vitor curou-se de forma extraordinária de um câncer, e trocou a vida de executivo por ensinar as formas de transformação e cura que deram tanto resultado em sua vida. Além do livros citados acima, já escreveu em parceria com Monja Coen, Leonardo Boff e Dra. Zilda Arns, entre outros. Recebeu prefácio em um de seus livros da neta de Gandhi, Ela Gandhi, sobre seus escritos a respeito do Ahimsa - Não Violência. Vitor dá cor e sabor de forma especial à Excelência e Qualidade na vida, não só em atendimentos individuais, mas em palestras e consultorias por todo Brasil.

0 comentários no post “Ashtanga Yoga é para Todos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *